Selecione a Página

Curiosidades

Existem algumas curiosidades sobre a criação da World Wide Web. A primeira delas é sobre o termo escolhido por Berners-Lee. Antes de se decidir por “Web”, o físico considerou nomes como “The Information Mesh” e “The Mine of Information”, algo que poderia ser traduzido como “Malha de informações” ou “Mina de informação”. E cá entre nós, as alternativas nem soam tão bem assim.

Outro exemplo é a barra dupla “//” em URLs, uma sugestão de Berners-Lee copiada do sistema de arquivos “domínio” da estação de trabalho Apollo.

Estas e outras informações foram compiladas pelo Pew Research Center, que publicou fatos desconhecidos da World Wide Web no aniversário de 25 anos de criação do sistema.

Algumas curiosidades também marcaram o ano de 1990. Naquele momento, 42% dos americanos adultos haviam usado um computador e Archie, o primeiro buscador da Internet, foi desenvolvido por estudante Alan Emtage da Univerisade McGill.

No ano seguinte, pesquisadores criaram uma exibição ao vivo de uma máquina de café para que pudessem ver pela tela do computador quando um pote fresco havia sido preparado. Aquele seria o precursor da webcam.

De acordo com os pesquisadores, a ideia nasceu para facilitar suas vidas em laboratório. Isso porque era necessário percorrer vários andares para chegar até a “sala do café”, e muitas vezes a cafeteira era encontrada vazia. Então, eles decidiram pegar um gravador de vídeo e colocar em um suporte para monitorar a máquina de café. Em seguida, um deles escreveu um programa de “servidor” para que as imagens pudessem ser capturadas em poucos segundos. Um segundo pesquisador criou um programa para que a exibição em ícone pudesse rodar no computador de todos. A imagem era atualizada cerca de três vezes por minuto.

Já em 1992, Berners-Lee publicou a primeira foto da Internet, da banda Les Horribles Cernettes. Dois anos mais tarde, a Pizza Hut criaria o primeiro site de vendas para anunciar sua pizza de pepperoni.

A primeira imagem publicada na Internet foi da banda Les Horribles Cernettes. Imagem: Silvano de Gennaro / CERN

Em 1996, a Nokia lançou o primeiro celular com capacidade para acessar a Internet, o Nokia 9000 Communicator. Naquele ano, também foi publicado o primeiro vídeo viral, que foi de um bebê em 3D: