Selecione a Página

Rumos da Web

A coleta de dados e o uso de informações pessoais para o direcionamento de anúncios é um assunto polêmico, e uma notícia reacendeu a discussão neste ano, quando o inventor da World Wide Web, Tim Berners-Lee, declarou que quer devolver o controle de dados privados aos usuários.

Berners-Lee passou a apoiar a tecnologia de código aberto Solid, criada para extrair informações pessoais das empresas que direcionam anúncios ou das que participam de esquemas de manipulação política.

A partir da Solid, usuários poderiam armazenar seus dados em “casulos online” gerenciáveis. Dessa forma, seria possível compartilhar as informações quando quiser e também impedir o uso de determinados dados pessoais. “Queremos usar a tecnologia para fazer uma correção no meio do caminho”, comentou o físico.

Não foi a primeira vez que Berners-Lee pede uma reforma da web desde que escreveu e compartilhou o software inicial para que as pessoas pudessem publicar seus próprios sites e ler outros. Há anos, o inventor vem pedindo melhorias no ambiente virtual e acrescentou as notícias falsas e a adulteração de eleições à sua lista de “doenças” que estão contaminando a internet.

No aniversário de 30 anos da World Wide Web, que aconteceu em março de 2019, ele pediu ações coletivas para resolver tais problemas. Agora, sua esperança recai sobre a Solid, mas ele reconhece as dificuldades para que a nova tecnologia dê certo no ambiente online: seria preciso persuadir muitos desenvolvedores a criarem um software que funcione com a Solid e ainda convencer usuários comuns a financiarem a Internet. Hoje, esse papel é desempenhado pelos anúncios.

Mas, para Berners-Lee, vale a pena enfrentar esses problemas. “Não há mais a Cambridge Analytica tentando coletar dados de milhões de usuários para análise política. O projeto Solid é sobre transformar a forma como a web funciona”, disse.

O físico também discute desafios como as alternativas que existem para conectar dois terços da população mundial que ainda não têm acesso à internet.

Fonte: GoogleCERNPew Research Center e Trojan Room Coffe Pot Biography